6 dicas simples para cuidar melhor do seu dinheiro

Tempo de leitura: 12 minutos

6 Dicas simples para cuidar melhor do seu dinheiro sem estresse. Aqui você vai descobrir como é simples, organizar melhor seus gastos e planejar seus investimentos.

Uma das perguntas que mais questionada atualmente pelas pessoas nas mídias sociais e nos fóruns:

É como elas podem se organizar, planejar seus gastos e pensar em seus  futuros investimentos.

Sua vida financeira está uma bagunça e precisa de uma faxina?… E o que é pior  você não tem a miníma ideia por onde iniciar?

NÃO se desespere! … Para te ajudar, resolvi reuni aqui,  6 dicas simples para cuidar melhor do seu dinheiro sem estresse, e o melhor pensando nos seus futuros investimentos. Serão passos simples, entretanto, são dicas essências para manter o controle e a sua saúde financeira.

01. Saiba qual é o seu rendimento mensal e quanto exatamente você gasta.

Você sabe exatamente quanto você ganha mensalmente? Quanto gasta? Ou têm apenas uma ideia?

 Se sua resposta for NÃO…

Para as questões anteriores, infelizmente você faz parte de um  grupo em que 42% das das pessoas não sabem dizer com clareza qual é sua renda mensal, conforme  pesquisa realizada em 2014 pelo SPC Brasil.

Então, para começar a controlar melhor as finanças, é importante saber qual é o seu salário líquido, isto é, o valor exato que é depositado em sua conta mensalmente, após todos os descontos.

Desconto tais como, Imposto de Renda, INSS, eventuais contribuições ao plano de previdência da empresa e gastos com plano de saúde. Logo em seguida,  verifique quais são os gastos fixos e variáveis, como as dívidas, os financiamentos e as futuras contas do cartão de crédito. Fazendo este levantamento você poderá identificar os pontos em desequilíbrio do seu orçamento.

Uma sacada simples para facilitar essa tarefa é usar planilhas em Excel, caderno de anotações, aplicativos, ou qualquer outra ferramenta que seja dinâmica e eficiente para você. No final desse post vou deixar alguns exemplos de aplicativo e planilhas. Confira No Fim do artigo.

02. Não deixe para “amanhã”, comece o controle hoje mesmo!

Para explicar o segundo ponto  da lista de 6 dicas simples para cuidar melhor do seu dinheiro, é importante mencionar um pouco de finanças comportamentais. Área de estudo da psicologia econômica que investiga as emoções mais crucias que estão por trás de nossas decisões financeiras.

Entre pontos chaves estudados estão os vieses do comportamento, isto é, as formas de agir irracionalmente e que nos faz perder dinheiro.

Para Vera Rita de Mello Ferreira, consultora de psicologia econômica e professora da Fipecafi, o viés aqui explicito é o da inércia, ela menciona que este viés nos faz a ter uma crença limitada e infundada e que nos leva pensar de que vamos  conseguir fazer as coisas no futuro. “A pessoa vai procrastinando, até que se passam semanas, meses, ou até que o problema finalmente estoure.”

Segundo a consultora estes sintomas podem ser combatido. Contudo, é preciso entender que este paradigma  “amanhã eu faço isso” sempre será amanhã e sempre ficará para depois, sendo assim, Não deixe para “o amanhã” o que você pode fazer hoje.

Quero receber dicas de Investimento!

>

03. Não abandonado seu Controle.

Sabemos que muito simples criar uma planilha de orçamento doméstico, baixar um aplicativo de controle de finanças. Entretanto, manter o controle financeiro ativo mensalmente e transformá-lo em um hábito requerer persistência. Para o consultor financeiro André Massaro “O registro de receitas e gastos é fundamental e extremamente importante no planejamento financeiro, por isso é essencial mantê-lo sempre atualizado”.

Para ter um controle  sem estresse Massaro sugere que a planilha ou aplicativos seja “checado”  por um terceiro, para que sejam cobras as metas pré estabelecidas, não cumpridas e se necessário criar punições simbólicas para cada meta não realizada.

Outra dica simples para manter seu plano ativo é traçar objetivos para os próximos meses, motivando manter os gastos sob controle e incentivando acompanhar a evolução mês a mês.

04. Corte despesas ou serviços que você paga sem usar.

Quando finalizar o passo de anotar todas suas receitas e despesas,  cerifique com atenção aos gastos que você está pagando e não precisa, pois, você  não usa.

Exemplo altas tarifas bancárias, planos de academia que não está sendo usado 100%  da sua totalidade e serviços de telefonia fixa e assinaturas de TV a cabo, este tipo de serviço podem ser cortados sem grandes problemas ou preocupações. Confira  a lista da revista exame de 10 coisas pelas quais você pode estar pagando caro demais.

05. Faça uma análise dos seus maiores gastos.

Caso as suas despesas sejam maiores do que suas receitas e mesmo fazendo pequenos corte como mencionada no item 04, é preciso  atacar os seus maiores gastos, tais como, contas fixas.

Esse passo da lista de 6 dicas simples para cuidar melhor do seu dinheiro sem estresse,  pode exigir medidas mais duras, como a mudança para um imóvel menor desfazer  ou substituir bens passivos, exemplo, veículos, assim você pode reduzir gastos com o financiamento e condomínio, mesmo que para isso você tenha que fazer uma mudança no seu estilo de vida.

Se para melhorar sua vida financeira requer mudanças drásticas, é importante que você pensa com cautela se toda essa alteração necessária em seu padrão de vida faz sentido.

Você precisa mensurar se manter todos os bens, mesmo que ele exija grandes sacrifícios financeiros vale mesmo apena, ou se abrir mão de alguns deles para ter mais liberdade financeira para lazer, investir, ou com outras atividade que tragam prazer ou desenvolvimento.

06. Organize sua carteira.

Parece engraçado mas, organizar a carteira pode ser algo muito útil para o planejamento financeiro. Quando se reunir todos os cartões que estão perdidos na sua carteira. Assim você poderá se lembrar de fechar conta bancária não utilizada a um bom tempo, e cancelar os cartões sem utilização em que as anuidades e tarifas estão sendo debitadas da sua conta corrente sem que você perceba.

6 Dicas simples para cuidar melhor do seu dinheiro visando investimento futuros.

Agora que você já as  6 dicas simples para cuidar melhor do seu dinheiro quero ajudá-ló Cuidar  do dinheiro  de maneira simples e te mostrar que  investir na verdade são escolhas.

Geralmente, os brasileiros trabalham cerca 40 horas semanais, o que resulta no total 160 horas mensais. E o que é feito no horas restantes?

Será que  não há sequer de 1 hora por mês para cuidar dos 6 passos simples mencionado acima?

Mesmo com existência de diversos aplicativos interessantes que ajudam no controle financeiro, Será que não há tempo para dedicar a educação financeira?

Os questionamentos acima te faz refletir?

Se SIM vamos adiante…

Nos últimos meses temos notado uma mudança de paradigmas e filosofias do cidadão comum em relação aos investimentos. O Tesouro Nacional informou que seu programa de títulos do Tesouro Direto chegou a quase 1 milhão de investidores.

Um número expressivo, principalmente se levarmos em consideração o crescimento de 74% se deu apenas nos últimos 12 meses. Todavia, se comparado com o número ativo da nossa população isso significa que muitos ainda desconhecem como investir, como ter dinheiro sobrando no fim do mê.

O Tesouro Direto, é um programa do Governo Federal, iniciado em 2002 e tem como objetivo permitir ao cidadão comum emprestar seus recursos para o Governo Federal investir em saúde, infraestrutura, educação entre outros.

Ao emprestar para o governo, o investidor recebe juros em troca sobre o valor aplicado. Para simplificar segue o exemplo:

Os títulos públicos são ativos de renda fixa na qual os rendimentos podem ser dimensionados no momento da compra e/ou aplicação, ao inverso do mercado acionário (ativos de renda variável), cujo retorno não pode ser mensurado o rendimento no momento da aplicação.

Recomendo a leitura do e-Book gratuitoGuia Fácil Sobre Tesouro Direto

Atualmente apenas para se ter uma ideia, com a taxa de juros (Selic) em 14% ao ano, quem investiu em janeiro de 2016 já obtém uma rentabilidade de 11,6% enquanto a poupança no mesmo período “rende” 6,9%, o resultando em a incrível diferença de 68%!

Gostou da rentabilidade? Gostou do Tesouro Nacional?

Sim!..  Então peça agora a incrível série de 03 Vídeos gratuitos do consultor Financeiro RAFAEL SEABRA.

Quero receber as aulas GRÁTIS Agora!

Mas neste momento você pode estar se perguntando, Com essa restabilidade não corro o risco de perder tudo, o governo “quebrar”. Essa é uma dúvida frequente nos remete aos riscos das aplicações em títulos públicos. Neste caso, podemos dizer que o risco é bastante baixo, afinal ver o Governo Federal “quebrar” não é algo tão comum, este risco também é chamado de risco soberano.

O Tesouro Direto além de mais rentável que a poupança, é mais seguro do que a poupança propriamente dito. Isso porque o dinheiro aplicado numa caderneta de poupança é garantido pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos) até R$ 250 mil (por CPF e por instituição financeira). Além da caderneta de poupança, o FGC garante os créditos em conta corrente, CDB, LCI, LCA, entre outros.

O Tesouro Direto  ser melhor investimento mais seguro que a caderneta de poupança talvez era uma novidade para você.  Contudo, Investir no Tesouro Direto, é investirem ativos de menor risco da economia, pois, os títulos públicos são 100% garantidos.

Em outras palavras, não existe um limite para essa garantia. Todo o seu dinheiro (mesmo se for acima de R$ 250 mil) está garantido.

Resumo.

Para você seu sucesso garantindo em sua vida financeira.  Primeiro você precisa se organizar para para controlar a sua saúde financeira.

Coloque em prática os 6 dicas simples para cuidar melhor do seu dinheiro sem estresse  para ter resultados significativos.

Em segundo momento você precisa prensar em investimentos que com o tempo você vai garantir sua sua sonhada Independência Financeira.

DICA: Se você quer aprender a investir no Tesouro Direto para alcançar seus maiores objetivos financeiros? E ainda aproveitar uma aposentadoria tranquila? Recomendo que conheça o treinamento Tesouro Direto Descomplicado. Criado pelo consultor Financeiro RAFAEL SEABRA, Curso que tem transformado a vida de centenas de alunos.

Além disso, você pode assistir a três aulas gratuitas se cadastrar seu e-mail neste link.

Conforme prometido, segue alguns exemplos de ferramentas que você poderá utilizar para controlar melhor seu dinheiro sem estresse.

01 – Guia Bolso – Para Controle eficiente sem estresse.

GuiaBolso  é dos aplicativos mais baixados da Play Store e Apple Store. O GuiaBolso venceu o prêmio de empreendedorismo digital INFO Start de 2014 e ao ser relançado, em agosto de 2014, foi classificado como um dos melhores aplicativos.

A ferramenta é excelente para quem não tem paciência de preencher  planilha de gasto. É necessário apenas inserir os dados das suas contas bancárias. O aplicativo organiza todas as informações, como o valor do salário, as despesas realizadas, os extratos de cada cartão, assim por diante etc. Depois de cadastradas as contas, o aplicativo também atualiza cada transação automaticamente. Importante “Não existia uma ferramenta brasileira que classificasse os gastos automaticamente e muitas pessoas não planejavam seu orçamento por causa disso, nosso grande diferencial é que fomos a primeira ferramenta do Brasil a automatizar o processo”, afirma Thiago Alvarez, co-fundador do GuiaBolso. Disponível nas versões webAndroid e iOS

02 – Idec – Para quem evoluir do “Caderninho para Planilha”.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Eles desenvolveu a planilha de orçamento doméstico para facilitar o processo que antes era feito em um “caderninho”. Indicado para quem sempre anotou os gastos no papel e não está acostumado ao uso de planilhas no computador.

A primeira página do documento é dedicada apenas a instruções sobre como usar a ferramenta. O manual também ajuda quem nunca fez um orçamento antes. Inclui também definições de termos como receita líquida, despesas fixas e variáveis. Também inclui a aba “aplicações”, que permite observar a evolução dos investimentos. Download aqui.

03 – Dinheirama Online – Para Quem busca dicas para cuidar melhor do seu dinheiro.

Aplicativo desenvolvido pela empresa Dinheirama, organização especializada em educação financeira. Esta ferramenta traz dicas importantes sobre como administrar as finanças pessoais.

Diferente de outros aplicativos, as notícias vêm com mais frequência em grande quantidade e são sempre atuais.

Assim como em outros. O  aplicativos também pode fazer o upload dos extratos bancários e importar automaticamente todas as informações neles contidas. Está disponível nas versões webAndroid e iOS.

4 – BMF&Bovespa – Pensando em seu investimentos.

A planilha da BM&FBovespa reúne em uma única aba do Excel o orçamento de todos os meses do ano. Além das despesas e receitas, o documento possui um quadro de anotações para investimentos, que se divide entre:

6 dicas simples para cuidar melhor do seu dinheiro sem estresse Ações, Tesouro Direto, renda fixa, previdência privada e outros. Download aqui.