Diferença Dividendos X Juros sobre Capital Próprio

Tempo de leitura: 3 minutos

Diferença Dividendos X Juros sobre Capital Próprio. Hoje quero falar com você a respeito de um assunto super interessante. Dia atrás recebi uma dúvida de um amigo que me perguntou qual a diferença entre juros de capital próprio e dividendos.

Então eu resolvi escrever este poste para falar um pouquinho. Sobre o que é Dividendos e o que juros Sobre Capital Próprio.

Este é um pequeno texto que visa esclarecer um pouco dessa dúvida. E Essa pode ser uma dúvida de muitas pessoas.

Dividendos

Dividendos são parcelas de lucros de um empresa que são distribuídos aos seus acionistas como remuneração. A maioria das empresas estáveis oferecem dividendos aos acionistas como forma de remuneração.

No Brasil, a lei 6.404 obriga as sociedades a distribuírem pelo menos 25% dos lucros. Os dividendos podem ter periodicidade diversa: mensal, trimestral, semestral, anual, etc., desde que conste no estatuto da empresa o período determinado.

A Assembléia Geral Ordinária (AGO) é quem determina a parcela a ser distribuída como dividendo. De acordo com os interesses da empresa, através da manifestação de seus acionistas.

O montante a ser distribuído deverá ser dividido pelo número de ações emitidas pela empresa, de modo que ações de mesma natureza tenham a mesma remuneração.

Juros Sobre Capital Próprio

Juros sobre capital próprio (JSCP) é uma das formas de uma empresa distribuir o lucro entre os seus acionistas, titulares ou sócios (a outra é sob a forma de dividendos).

Esse pagamento é tratado como despesa no resultado da empresa, precisando que o investidor pague o Imposto de Renda, retido na fonte, sobre o valor recebido, o que não ocorre para o caso de dividendos.

Essa questão fiscal é benéfica para a companhia, pois sendo o pagamento contabilizado como despesa da empresa, antes do lucro, ela não arca com os tributos, repassando este ônus ao investidor.

A escolha de distribuição dos lucros entre dividendos e/ou juros sobre capital próprio compete à assembléia geral, ao conselho de administração ou à diretoria da empresa.

Recomendação

Se você quer saber um pouco mais sobre Diferença Dividendos X Juros sobre Capital Próprio. Sobre  é isso o mercado de ações….

E como você começa a investir…. como é que você começa é receber dividendos eu lhe recomendo que  você Conheça o curso O Investidor de Sucesso.

Para conhecer basta clicar aqui.

Recomenda também que você assista ao vídeo rápido que gravei a respeito do assunto Diferença Dividendos X Juros sobre Capital Próprio:

Alerta!

Mercado de ações é um mercado de  Renda Variável. É muito importante que antes de entrar nele,  você busque  informações e aprenda como ele funciona.

É um mercado que acho muito interessante. Mas é de extrema importância  que você aprenda investir nele. Isso é importante para que você não tenha prejuízo descontrolados.

O curso que lhe recomendei não exige quem você tenha experiências para começar a investir. Você pode  a partir do zero e aplicando uma método de apenas 30 minutos por mês.

Essa foi a dica que que queria te passar no post de hoje. Se você verdadeiramente gostou desse artigo.

Comente, dê sua opinião!

Para você não é quase nada, mas para mim faz toda a diferença. Depois de comentar, compartilhe esse dica com seus amigos.

Tenho certeza que essa sacada vai ser muito útil para várias pessoas. Se tiver qualquer dúvida ou uma sugestão de novo artigo, deixe um comentário aqui embaixo na caixinha de comentários que tem abaixo desse texto.

Vou ficando por aqui… nos vemos nos próximos artigos.